A origem da marca SA®

Estávamos em 2012, quando surgiu a ideia de se criar uma marca institucional para a Festa da Amizade – Sardinha Assada de Benavente, pela mão do nosso conterrâneo e Designer Gráfico Pedro Borges, representando no símbolo, de forma “abstracta” a sardinha, o touro e a união das pessoas através do entrelaçado das linhas. A partir desta data, a marca registada SA®, tem feito parte de toda a comunicação institucional e merchandising das comissões.

O Nascimento do Jacinto

A nossa festa é de todos e para todos e é com este espírito que todos os anos, um grupo de 21 homens e suas famílias, trabalham arduamente para que se consiga realizar a tradição de levar à rua durante 3 dias muita animação ao povo de Benavente e a todos aqueles que amavelmente nos visitam.

Foi neste espírito de trabalho e de grande sacrifício, que a comissão de 2016, na véspera de mais um dos eventos anuais de divulgação da marca SA®, teve a ideia de criar uma mascote, de forma a poder deixar um legado para as comissões vindouras. Desta forma, decidiram isolar a figura do campino, que fazia parte integrante do desenho oficial, criado pelo artista Benaventense Bruno Nepomuceno, em contexto de um concurso a nível nacional e batizaram-no de Jacinto. No dia seguinte a mascote Jacinto fazia um grande sucesso na BTL – Bolsa do Turismo de Lisboa, ajudando a divulgar a festa e o Município de Benavente.

O Monumento de Homenagem 

No decorrer da 50ª edição da Festa da Amizade – Sardinha Assada de Benavente, a comissão de 2018 quis erguer um monumento de homenagem a todos aqueles que todos os anos se sacrificam em prol da festa, elevando as nossas mais vincadas tradições. Neste monumento está representada a união entre as pessoas, a amizade e o prazer de bem receber, podendo ser contemplada na entrada da Vila de Benavente junto das piscinas municipais.